Uma empresa com propósito de transformar.

Uma empresa com propósito de transformar.

Já imaginou entrar em uma loja e não ter vendedor, nem caixa para receber o dinheiro da sua compra? Inicialmente você acredita que a ideia é utópica, certo? Porém no meado de 2018, o presidente da 3C Services, Silas Camilo, decidiu que uma mudança de paradigma poderia ser iniciada dentro de sua empresa cujo o valor CONFIANÇA é um dos pilares do seu nome. A partir daí, nasceu o Projeto Picolé que atualmente é chamado de Projeto Pegue&Pague.

Esta iniciativa faz parte do Projeto Gerar que consiste em um conjunto de ações elaboradas para dar vida aos 3 valores-base da empresa: conhecimento, competência e confiança.  O Pegue&Pague tem como objetivo gerar confiança dentro de nossos colaboradores disponibilizando três coisas simples: um freezer, picolés e um cofre para o depósito do dinheiro. Não há vendedor e nem mesmo câmeras para fiscalização. O importante é sabermos que trabalhamos com profissionais honestos e comprometidos com o próximo, pois o lucro da venda é revertido ao 3C Social, outra ação importante da empresa que falaremos em outro post.

Naturalmente, a ideia trouxe estranheza e dúvidas sobre o seu funcionamento. Em um determinado momento foi até mesmo necessário fechar o local, onde a venda acontece, para trazer conscientização àqueles que estavam com dificuldades em colaborar com o projeto.

“Achei muito estranho a princípio e que não daria certo, pois nos dias de hoje confiar na honestidade das pessoas está muito complicado. Porém quando a ideia se firmou e o projeto foi colocado em prática, vi que sua essência é maravilhosa. Ter picolés a disposição na empresa, com um valor simbólico, no estado quente em que moramos e ainda podendo ajudar a várias pessoas em projetos sociais, é uma maneira simples de estimular a honestidade dos colaboradores e ainda ajudar ao próximo.” diz Vanessa Rossi, colaboradora do setor de compras.

Atualmente, ele está funcionando normalmente e foi implantado também nas filiais. É importante que o colaborador se sinta parte do sucesso dessa ação e entenda que o dinheiro depositado ali é extremamente necessário no final do mês. Na última ação do 3C Social, por exemplo, uma creche da região recebeu mais de 100kg de doação de alimentos que fizeram total diferença na manutenção do cardápio das crianças, uma vez que não possuem uma dispensa sólida em casa. Isso nos torna uma empresa de propósito e gera um exercício de confiança e caráter. Mas qual seria esse propósito? Propagar nossos valores à sociedade como um todo e o crescimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores. Uma empresa com propósito claro, além de fazer e ser a diferença, atrai pessoas que somam e contribuem de forma genuína para o ambiente de trabalho.

Estamos confiantes que cada colaborador despertará em si a autorresponsabilidade de ser íntegro quando nem mesmo temos uma câmera filmando ou pessoas olhando, fazendo assim uma sociedade melhor baseada em verdade e honestidade.

“Não por acaso que temos o nome de 3C, que corresponde a Conhecimento, Competência e Confiança. E esses três elementos estão focados em pessoas, uma vez que temos aqui pessoas com conhecimento, com competência e que inspiram confiança.”  Silas Camilo em entrevista à revista Full Energy.

Deixe uma resposta

Fechar Menu