Dicas da nossa Analista de RH sobre como ter sucesso no Programa Jovem Aprendiz.

Dicas da nossa Analista de RH sobre como ter sucesso no Programa Jovem Aprendiz.

Assim como muitas empresas, por determinações legais e responsabilidade social, a 3C Services mantém em sua matriz e filiais o Programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo proporcionar aos adolescentes e jovens a inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento profissional. Desde 2003, 156 aprendizes já participaram do programa, 23 tiveram a oportunidade da efetivação e destes, 11 encontram-se ativos em nosso quadro de colaboradores. O intuito do programa de aprendizagem é justamente o desenvolvimento do adolescente e jovem como profissional em meio ao novo mundo do mercado de trabalho, contudo, alguns diferenciais são fundamentais durante a seleção até que se ocorra o esperado feedback positivo e contratação.

4 pontos positivos para ter sucesso no Programa de Aprendizagem:

Desenvoltura:

Saber expor os objetivos e expectativas, ter clareza nas respostas, conhecer a empresa e saber o porquê de estar ali. É importante que tudo esteja alinhado antes da entrevista. Escrever em um papel ajuda a organizar o pensamento e melhorar seu desempenho.

Dinamismo:

Saber conduzir as solicitações feitas pelo profissional de Recursos Humanos é muito importante. Estar atento ao que se pede e ao que se entrega, agindo com autonomia, vivacidade e organização fará você se destacar entre os candidatos.

Domínio de ferramentas básicas:

Um erro que os jovens acabam cometendo é restringir seus conhecimentos ao que é lecionado na escola. Preparar-se para o mercado de trabalho vai além disso. Buscar cursos de informática, idiomas ou que agreguem valor ao conhecimento é muito importante. Não ficar esperando pelo momento oportuno e agir tão logo possível é essencial.

Boa fluência verbal –

Buscar melhorias gramaticais tanto na fala quanto na escrita colocará o candidato em uma posição confortável dentro de um processo seletivo. Além do que é ensinado em sala de aula, estar em contato com a leitura é o caminho para conhecer palavras novas, ter atenção à escrita daquelas que já conhece e melhorar a fluência verbal.

No programa de aprendizagem estes são parâmetros utilizados para uma seleção onde a experiência não é considerada pré-requisito e são habilidades que o jovem levará por toda sua vida. Ao longo dos anos nos quais tivemos a oportunidade de recrutar e avaliar centenas de adolescentes e jovens, percebemos que quanto mais avançamos em tecnologia, mais retrocedemos na gana por conhecimento. Em primeira instância, a tecnologia não é uma vilã, mas não usá-la ao seu favor, não agregará em nada. Em uma seleção simples, a maior dificuldade se evidencia neste campo. Não estamos falando de experiência, estamos falando no que se deve buscar para alcançá-la.

No último semestre, iniciamos um novo ciclo do Programa de Aprendizagem. Dez novos adolescentes e jovens somam às nossas forças para o avanço da 3C Services. Integrados a diferentes setores, eles contarão com a ajuda de seus supervisores e demais colegas de trabalho, tendo espaço para desenvolvimento e descobertas. Esperamos que cada um deles possa ter através da oportunidade do primeiro emprego, a chance de começar a alçar os grandes voos que darão como profissionais do mercado.

 

Texto produzido por Juliana Quintanilha por sua experiência e colaboração com a 3C Services.

Deixe uma resposta

Fechar Menu