Buscar
  • 3cservices

Dicas do RH: Como aumentar suas chances de sucesso no Programa Jovem Aprendiz.


Assim como muitas empresas, por determinações legais e responsabilidade social, a 3C Services mantém em sua matriz e filiais o Programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo proporcionar aos adolescentes e jovens a inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento profissional. Desde 2003, mais de 156 aprendizes já participaram do programa, mais de 20 tiveram a oportunidade da efetivação e destes, 11 encontram-se ativos em nosso quadro de colaboradores. O intuito do programa de aprendizagem é justamente o desenvolvimento do adolescente e jovem como profissional em meio ao novo mundo do mercado de trabalho, contudo, alguns diferenciais são fundamentais durante a seleção até que se ocorra o esperado feedback positivo e contratação.


4 pontos positivos para ter sucesso na sua entrevista:


Desenvoltura:


Saber expor os objetivos e expectativas. Ter clareza nas respostas, conhecer a empresa e saber o porquê de estar ali. É importante que tudo esteja alinhado antes da entrevista. Escrever em um papel ajuda a organizar o pensamento e melhorar seu desempenho.


Dinamismo:


Saber conduzir as solicitações feitas pelo profissional de Recursos Humanos é muito importante. Estar atento ao que se pede e ao que se entrega, agindo com autonomia, vivacidade e organização fará você se destacar entre os candidatos.


Domínio de ferramentas básicas:


Um erro que os jovens acabam cometendo é restringir seus conhecimentos ao que é lecionado na escola. Preparar-se para o mercado de trabalho vai além disso. Buscar cursos de informática, idiomas ou que agreguem valor ao conhecimento é muito importante. Não ficar esperando pelo momento oportuno e agir tão logo possível é essencial.


Boa fluência verbal:


Buscar melhorias gramaticais tanto na fala quanto na escrita colocará o candidato em uma posição confortável dentro de um processo seletivo. Além do que é ensinado em sala de aula, estar em contato com a leitura nos leva a conhecer palavras novas, ter atenção à escrita daquelas que já conhecemos e melhorar nossa fluência verbal.


No programa de aprendizagem estes são parâmetros utilizados para uma seleção onde a experiência não é considerada como pré-requisito, porém são habilidades que o jovem levará por toda sua vida. Ao longo dos anos nos quais tivemos a oportunidade de recrutar e avaliar centenas de adolescentes e jovens, percebemos que quanto mais avançamos em tecnologia, mais retrocedemos na gana por conhecimento. Em primeira instância, a tecnologia não é uma vilã, mas não a usar ao seu favor, não agregará em nada. Numa seleção simples, a maior dificuldade se evidencia neste campo. Não estamos falando de experiência, estamos falando no que se deve buscar para alcançá-la. É indispensável que se compreenda a importância da competência. Mesmo tão jovem, é necessário aprender que todo tempo do mundo pode ser muito pouco quando se tem muito a fazer.


Neste mês, iniciamos um novo ciclo do Programa de Aprendizagem. Dez novos adolescentes e jovens somam às nossas forças para o avanço da 3C Services. Integrados a diferentes setores, eles contarão com a ajuda de seus supervisores e demais colegas de trabalho, tendo espaço para desenvolvimento, descobertas e aprendizados. Esperamos que cada um deles possa ter através da oportunidade do primeiro emprego, a chance de começar a alçar os grandes voos que darão como profissionais do mercado.


Texto por Juliana Quintanilha, nossa Analista de RH e responsável pelas contratações.

353 visualizações7 comentários

Posts recentes

Ver tudo